Já pensou na facilidade em manter as propriedades e configurações do seu sistema na nuvem? Pois é: o cloud container é um recurso da computação da nuvem, que proporciona essa facilidade! Se quer saber mais e aderir a essa tecnologia, acompanhe o conteúdo e veja detalhes!

O que é Cloud Container

Se você já conhece as características da computação na nuvem, você sabe porque as empresas têm aderido cada vez mais a ela. Afinal, são muitas vantagens em agilidade, dinamismo, segurança e performance, nessa tecnologia, como é o caso do Cloud Container, que inclusive é uma das tendências de TI em 2021.

O Cloud Container refere-se a um ambiente no qual todas as configurações, recursos e compartimentos, necessários para executar as aplicações do seu sistema ou de vários sistemas; ficam armazenados. 

Os mais diferenciais de manter essa configuração, é que esses ambientes são isolados e “transportáveis”, o que facilita muito as atualizações e, principalmente, as migrações, que costumam ser um terror em muitas empresas, dependendo do tamanho do ambiente e da criticidade dos sistemas e informações envolvidos.

Um container pode abrigar tudo o que for necessário para executar uma aplicação, como por exemplo, códigos fonte, bibliotecas e configurações necessários para o funcionamento do mesmo. Mas não pense que o conceito do cloud container é o mesmo de uma Virtual Machine.

Embora ambos se tratem de virtualização de ambiente, no container somente a aplicação será virtual e não o sistema operacional, como é o caso da VM; pois, o cloud container utiliza o sistema operacional do computador no qual ele está armazenados, enquanto a VM utiliza o seu próprio sistema operacional.

programathor

Quais são os principais benefícios do Cloud Container

Confira aqui alguns dos principais benefícios de utilizar essa tecnologia:

  • Facilidade e segurança na hora de monitorar: verifique e monitore o funcionamento das suas aplicações, com maior facilidade. Além disso, mantenha atualizações feitas periodicamente e o escalonamento, quando necessário, com uma visão dinâmica e eficiente.
  • Não se preocupe mais com sistema operacional: o Cloud Container, possibilita que você não precise mais se preocupar em administrar o sistema operacional, visto que o container utiliza conjuntos de pequenos serviços para compor todos os recursos necessários para execução de uma aplicação.
  • Baixo custo e excelente benefício: o cloud container oferece ótimo custo-benefício, visto que com ele, não há necessidade de gastos com construção e suporte de infraestrutura.
  • Maior segurança: é fato que um dos principais motivos das empresas aderirem ao uso da nuvem é a melhoria de segurança da informação. E quando se trata de segurança, não dá para bobear, principalmente em tempos de implantação da LGPD.
  • Disponibilidade e dinamismo: execute o seu container de aplicações de qualquer lugar do mundo, graças as facilidades da nuvem; não importando de qual sistema operacional virá o seu acesso.

Uma boa ideia para programadores organizados!

Se você faz parte do grupo de programadores organizados e que curtem um código limpo, usar o cloud container pode ser muito interessante para você! Afinal, ele permite uma maior organização da sua aplicação, além de acesso facilitado e autonomia! 

Você concorda? Deixe suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, aqui!

Cloud container

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar