Dentre as principais tendências de tecnologia está a inteligência artificial e com ela, o uso de chatbots. Isso mostra que, se antes os robôs eram vistos como ameaças aos humanos que temiam por perder seus empregos para eles, hoje é difícil encontrar alguém que não se sinta satisfeito com as facilidades que os robozinhos proporcionam em nosso dia a dia.

Se tratando do mundo corporativo então, eles marcam ainda mais presença, principalmente em soluções tecnológicas que otimizam atividades automatizando processos, como é o caso do uso de chatbots em processos de RH. E se você quer saber muito mais sobre como utilizar chatbots na evolução de processos, não deixe de continuar essa leitura!

Por que apostar no uso de chatbots?

As empresas e profissionais que não acompanham as tendências tecnológicas estão fadados ao fracasso. Isso por que a tecnologia evolui a cada dia, trazendo soluções cada vez mais apropriadas para resolver problemas e facilitar atividades do cotidiano. Assim, é fato que se torna necessário estar sempre apto à entender essas soluções e saber atuar com elas.

O chatbot é um desses casos. Cada vez mais empresas apostam em tecnologias que utilizam esse recurso em seus processos, seja para acompanhar a tendência de mercado ou para conquistar mais clientes e evoluir o negócio. Assim, é imprescindível que, quem deseja fazer parte da transformação digital que o mundo vive, aposte nos robozinhos.

Como utilizar chatbots na evolução de processos

Confira então algumas das formas mais comuns de utilização de chatbots para aprimorar, agilizar e modernizar processos:

  • Identificando e tratando falhas: todo processo executado por humanos é passível de falhas, principalmente se considerarmos um dia a dia corrido, concorrência de atividades, excesso de demandas, curva de aprendizado, etc. O uso de chatbots diminui consideravelmente a incidência de erros e facilita a identificação e tratativa de falhas nos processos.
  • Reduzindo tempo de atendimento ao cliente: os chatbots surgiram principalmente, pela necessidade de melhorar o relacionamento com o cliente, ampliando a conectividade através de uma comunicação ágil, fácil e imediata, a qualquer momento.

Por isso, a redução de tempo de atendimento é um dos principais motivos da adesão ao uso dos chatbots, visto que os principais cases de sucesso, demonstram reduções drásticas no tempo do atendimento e na resolução de problemas, elevando os níveis de satisfação dos clientes.

Vagas ProgramaThor - chatbots
  • Organizando chamados: quem trabalha com service desk sabe o quanto pode ser desafiador manter os tickets ou chamados, devidamente organizados. Os chatbots, sem dúvidas, auxiliam muito nesse processo, uma vez que criam essa organização automaticamente.
  • Priorizando atendimentos corretamente: dentre as principais características do chatbot, destaca-se a definição de prioridade nos atendimentos. No caso de problemas e dúvidas mais comuns, as respostas tendem a ser mais rápidas, enquanto há maior organização para questões que exijam tratativas mais específicas.
  • Ampliando os canais de atendimento: não existe empresa moderna que não ofereça diferentes canais de atendimento para os seus clientes. Afinal, hoje em dia, praticamente tudo se faz através ou com o uso de internet. Por isso, cada vez mais as pessoas esperam poder ter acesso às empresas através dos mais variados canais digitais e o uso de chatbot é parte fundamental deste cenário.
  • Modernizando as rotinas: um dos principais KPIs gerados pelo uso de chatbots é a quantidade de atendimentos x tempo. Isso porque essa tecnologia possibilita a redução de tempo oferecendo respostas mais assertivas, o que torna a rotina mais eficiente e ágil. Isso permite que a rotina seja avaliada com mais precisão e que, se necessário, ajustes sejam feitos com mais facilidade, modernizando os processos.
  • Reduzindo custos: esse ponto também deve ser considerado como otimizador de processos, uma vez que, se a empresa diminui seus gastos com algo, ela pode direcionar esse “save” para outras necessidades e oportunidades, como por exemplo, investindo em mais recursos tecnológicos que tornem a rotina do negócio ainda mais modernizada.

Pronto para contar com chatbots na sua rotina?

Quem usufrui dos benefícios de contar com automatizações em seu dia a dia, não abre mãos de apostar na tecnologia como recurso para tornar suas atividades mais fáceis de serem realizadas. 

Por isso, não deixe de investir em tecnologia para aprimorar seus negócios ou, se você é um profissional da área de TI, não deixe de ampliar seus hard skills para aprender mais sobre inovações tecnológicas e concorrer a ótimas vagas no mercado! Livros sobre inteligência artificial, por exemplo, oferecem uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre o tema!

Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o uso de chatbots na otimização de processos, compartilhe-os aqui!

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