Algumas das decisões mais complexas que temos que tomar ao longo de nossas vidas, estão relacionadas a carreira profissional. Seja em relação a profissão escolhida, as mudanças de empresas, as especializações ou ao tipo de carreira que se almeja seguir.

Para entender mais sobre o que são e as diferenças entre carreira em Y e carreira em w, acompanhe esse artigo e saiba mais!

O que é carreira em Y?

Quando se ouve falar em carreira em Y, facilmente vem à mente os cargos de analistas, gerentes, diretores, etc. Esse é o método mais tradicional de desenvolvimento de carreira, definido como o trajeto natural para crescer em uma empresa: quem deseja crescer, precisa passar por todos esses cargos. Mas a carreira em Y não se resume nisso.

Com as diversas transformações que surgem no mercado de trabalho a cada ano, e, também, nos perfis dos profissionais, faz alguns anos que as empresas começaram a identificar perfis profissionais não compatíveis com essa lógica de crescimento na carreira.

Um exemplo são os profissionais extremamente técnicos, que possuem perfil mais introspectivos e que, ao assumirem cargos de liderança, passavam a ficar desmotivados e ter quedas em seus desempenhos, deixando evidente as suas insatisfações com o cargo atual.

Em virtude desse cenário, a solução encontrada foi criar possibilidades de ascensão de carreira que permitissem aos profissionais com perfis mais técnicos, alcançar posições mais altas nas empresas, no que diz respeito a responsabilidades e desafios coerentes com os seus perfis de atuação, tornando-os especialistas em suas áreas de formação.

Assim surgiu a carreira em Y, que permite que o profissional ascenda na empresa seguindo os cargos de liderança mais altos, ou então, se torne especialista técnico.

vagas programathor

O que é carreira em W?

A carreira W foi pensada considerando as pessoas que possuem skills variados e que tem possibilidade de ir além de uma carreira em Y. Um exemplo são os profissionais que são excelentes gestores de projetos e, também, detém conhecimento técnico de especialista. Nesse caso o profissional não se enquadra como um gestor somente, podendo seguir uma carreira na qual seja um gestor especialista.

Considerando então esse novo cenário, é comum que os profissionais de modo geral avancem aos poucos em suas carreiras, seguindo uma trajetória comum na qual avançam de um cargo a outro, segundo as suas competências.

Assim que chegam a um certo patamar dentro da sua função, é necessário optar por uma das vertentes da carreira em W: gestão, especialização ou pesquisador (que é a nova opção, de profissional especialista e gestor). Além disso, há a possibilidade de participar de programas de rotação de funções das empresas, o chamado “job rotation”, que tem como finalidade permitir que o profissional conheça e aprenda sobre outras áreas.

A carreira em W é mais comum nas áreas de tecnologia e engenharia, justamente por serem áreas mais técnicas e que dispõe de mais recursos com esse perfil. No entanto, nada impede que esse tipo de carreira seja implementado em outros segmentos ou que novos tipos de plano de carreira sejam criados, dependendo do perfil da empresa e do negócio.

E você, já está certo sobre qual tipo de carreira pretende seguir?

Vale ressaltar que, antes de mais nada, é importante que você esteja ciente do seu perfil profissional. Isso é fator determinante para que você escolha um tipo de carreira que te fará feliz de verdade em sua jornada profissional. Por isso, se necessário busque orientação profissional para traçar seu perfil e, assim, determinar para quais vagas você deve se candidatar.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

Carreira em Y e Carreira em W

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar