É importante conhecer as características da computação na nuvem, para compreender o potencial dessa tecnologia e aderir a ela em seu negócio. Continue então essa leitura e saiba mais!

10 características da computação na nuvem: confira!

Trouxemos aqui as 10 principais características da computação na nuvem para te ajudar a compreender as vantagens da utilização dessa tecnologia que inclui a alta capacidade de armazenamento, além das ágeis e seguras interações lógicas entre máquinas e servidores, compartilhados e interligados na nuvem:

1. Computação em grade ou grid computacional: consiste em um modelo computacional criado para prover uma alta performance de processamento. Isso é possível através do escalonamento dos processos entre diversas máquinas, como se os processos estivessem distribuídos em uma tabela – cada processo em uma célula dessa tabela.

2. Processamento intenso sem onerar o hardware: os processamentos em grid escalonados em diversas máquinas, permitem que as máquinas os executem em segundo plano sem que as mesmas fiquem sobrecarregadas, garantindo ótimo desempenho de processamento.

3. Armazenamento expansível: um dos grandes diferenciais da nuvem é que a necessidade de aumento de memória pode ser facilmente resolvida com a expansão através da alocação de mais máquinas na rede. Por isso, considera-se que praticamente não há limite de armazenamento na nuvem.

4. Interação lógica dinâmica e ilimitada: não há limites de conexões entre máquinas na nuvem, o que proporciona interações mais ágeis e eficazes. Além disso, as conexões ultrapassam fronteiras, podendo uma empresa manter o seu armazenamento de dados em servidores espalhados por diversos locais do mundo.

5. Não há instalação de softwares nas máquinas locais: como a computação na nuvem possibilita a instalação dos softwares na própria nuvem, o desempenho das máquinas costuma se manter bom. Isso porque a necessidade de instalação de diversos softwares é uma das principais causas de máquinas lentas.

6. Alta disponibilidade de dados: com diversos computadores interconectados em tempo real, há maior disponibilidade das informações que trafegam na rede. Isso é possível porque uma máquina funciona como contingência de outra, de modo que sempre haverá máquinas disponíveis para fornecer informações.

Enquanto as mídias físicas de armazenamento podem sofrer danos, serem roubadas ou extraviadas; no armazenamento de dados na nuvem, na pior das hipóteses o que pode ocorrer é a falta de internet, que comprometerá temporariamente a disponibilidade das informações.

7. Garantia de integridade e autenticidade dos dados: a computação na nuvem faz uso da tecnologia blockchain que possibilita a garantia de integridade e, também, autenticidade dos dados que trafegam pela nuvem.

8. Garantia de confidencialidade das informações: como toda a cadeia de comunicação do grid na nuvem é monitorado por servidores e sistemas que mapeiam e rastreiam as interações durante o processamento, a proteção dos dados é garantida. O blockchain também é a tecnologia responsável pela confidencialidade das informações.

9. Modernidade da segurança da informação: o antivírus na nuvem é mais eficiente do que os antivírus instalados na máquina. Isso porque além de não ocupar espaço de armazenamento, necessitando somente da instalação de um client no computador, há também maior garantia de que o antivírus esteja sempre atualizado, pois as atualizações são programadas para que ocorram automaticamente e em larga escala. Em tempos de pandemia, no qual os ciberataques têm aumentado, é essencial manter o antivírus atualizado para se proteger.

10. Atualização constante do sistema e softwares: basta que o computador esteja conectado aos servidores na nuvem para que seus sistemas estejam sempre atualizados.

Você já trabalha com computação na nuvem?

As características da computação na nuvem que listamos aqui, ajudam a justificar porque essa solução tem sido tão efetiva e aderida pela maioria das empresas. Caso você queira saber mais sobre o tema, registre aqui as duas dúvidas e comentários!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar