Você já ouviu falar em blockchain? Essa pode ser a solução de segurança de dados que você procura para a sua empresa! Inclusive, a grande maioria das grandes empresas têm apostado nessa tecnologia. Continue nesse artigo e saiba mais sobre esse método incrível de armazenamento de dados, que ocorre através da computação na nuvem.

O que é blockchain? Entenda!

Blockchain é o nome dado à tecnologia que consiste em dividir o armazenamento de informações entre diversas máquinas, na nuvem. O grande diferencial dessa forma de armazenar dados é que com o blockchain as informações só são compartilhadas ou disponibilizadas, depois que a autenticidade das requisições é confirmada em todas as máquinas que fazem parte da rede de armazenamento. Dessa forma, ocorre a descentralização de dados, criando um índice muito eficaz de controle de acesso.

Essa solução foi criada principalmente pensando na segurança de transações financeiras e, inclusive, é a tecnologia responsável pelo surgimento das moedas digitais (bitcoins). Em resumo, a computação na nuvem aliada ao blockchain, tem sido uma das grandes tendências tecnológicas da atualidade, bem como BI e Analytics, por exemplo.

Características do blockchain e como funciona

Os meios comuns de armazenamento de dados centralizam as informações, de forma que todos os sistemas que usam tais informações, precisam acessar um mesmo local, o que não oferece grande segurança.

Isso porque, caso ocorra alguma invasão ao local de armazenamento, todos os dados estarão vulneráveis, da mesma forma que, se esse local único de armazenamento ficar indisponível, não haverá como acessar os dados.

No blockchain a segurança dessa solução se deve ao uso de criptografia ou blocos de informação criptografada e, por isso, funciona como um protocolo de segurança. Através da tramitação de uma cadeia de dados, acontece a descentralização de informações (ou uma rede distribuída), o que proporciona maior agilidade e segurança no armazenamento e transmissão de dados. Além disso, uma transação no blockchain é validada do ponto de entrada até a saída.

Outro ponto interessante é que no modo comum de armazenamento de dados centralizados, cada sistema que captura esses dados, os consome a seu modo. Isso fragiliza muito a integridade, a disponibilidade e, também, a confidencialidade da informação; coisa que não acontece com o blockchain, já que os acessos as informações são independentes.

Outro grande diferencial dessa tecnologia é que as plataformas agregadas (as que centralizam as transações, como é o uso mais comum atualmente) costumam cobrar (e cobrar caro) pelo uso de seus serviços. Já com o blockchain não há essas cobranças.

vagas programathor

Exemplo de uso do blockchain

Numa compra em um aplicativo de compra de comida, todos os envolvidos na compra precisam reconhecer a transação: o smartphone com o app, o restaurante, o sistema do cartão de crédito e o app de compra de comida. Somente assim, a transação será validada.

Cada um desses envolvidos fica definido em um bloco transacional e possui uma identificação própria, para que sejam validados um a um e criptografados, garantindo a integridade da transação. Nos métodos centralizados a transação é validada em um local apenas, o que facilita fraudes.

O grande diferencial do encadeamento de blocos realizado no blockchain, é que cada bloco precisa fazer referência ao bloco anterior, contendo informações de identificação do mesmo, para que então a autenticação e acesso sejam encaminhados para o próximo bloco. Isso é o que garante, de fato, a segurança e a integridade das informações.

O que você achou dessa tecnologia?

O blockchain é uma grande aposta da segurança da informação, não é mesmo? Diga-nos então, o que você acha dessa tecnologia? Deixe aqui os seus comentários sobre o tema. E se você domina essa tecnologia, saiba que pode ser um grande diferencial para quem procura vagas de programadores.

Blockchain

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Compartilhar