Quer saber quais são as tendências tecnológicas esperadas para os próximos anos? Confira essa lista que trouxemos de uma pesquisa realizada pelo The Wall Street Journal, ao ouvir especialistas no tema.

Saiba quais são os avanços tecnológicos esperados

Especialistas no assunto sugerem que até 2030 lidaremos com tecnologias como:

1. Eletrodomésticos do futuro

Muitos eletrodomésticos estão sendo desenvolvidos com o uso de inteligência artificial e IoT, o que ajudará a conferir uma rotina mais dinâmica e automatizada no dia a dia do lar. 

Um exemplo é a geladeira com frente de vidro e iluminação interna a partir de dois toques no vidro, o que permitirá ver o conteúdo interno da geladeira sem que seja preciso abri-la. Isso ajuda a economizar energia e a manter os alimentos mais bem refrigerados, já que a cada abertura de porta a temperatura interna é alterada.

Outro exemplo são as máquinas de lava e seca que podem ser acionadas de qualquer local, a partir de aplicativos que permitam interação remota com os aparelhos. Fornos também preveem o uso de tecnologias que permitirão o aquecimento padronizado para cada tipo de alimento.

2. Bicicletas elétricas inteligentes

Pensar numa bicicleta elétrica que, através de um aplicativo, te avisará quando for necessário calibrar pneus, acione faróis sozinha, meça carga de bateria, indique pontos de recarga mais próximos, enfim, parece coisa digna de “Os Jetsons”, não é mesmo?

Mas não se trata de ficção: já conhecidas fora do Brasil como smartbikes, esse tipo de bicicleta que usa um tipo de inteligência artificial já existe e em breve haverá no mercado modelos ainda mais inteligentes para quem quiser usufruir dessa experiência tecnológica.

Vagas ProgramaThor - avanços tecnológicos

3. Diagnósticos por comprimidos

Com o uso de nanotecnologia, acredite se quiser: laboratórios têm trabalhado na criação de pílulas que, uma vez engolidas, possibilitarão uma “visão interna” das pessoas, através da leitura de dados que demonstrarão os aspectos de saúde daquele organismo, em tempo real.

4. Visão de raio x

Já pensou que incrível ter uma visão de raio x, assim como vemos nos super-heróis em filmes? Pois bem, isso está muito perto de se tornar realidade! Óculos especiais e até mesmo implantes ópticos permitirão que tenhamos uma visão sobre-humana.

5. Pequenas TVs para montar como Lego

Todo mundo gostaria de ter uma TV bem grande, para curtir seu entretenimento visual com o máximo de qualidade. 

Mas parece ainda não ser suficiente os tamanhos grandes de TVs já existentes no mercado, tanto que, as indústrias têm trabalhado em tecnologias que permitirão a criação de mini TVs que juntas, poderão formar uma TV do tamanho que o cliente quiser. Imagine como bloquinhos de montar, para criar a TV no formato e tamanho que você quiser.

6. Usando a força do pensamento

Estudos preveem que seremos capazes de realizar tarefas simples como pagar um boleto, responder uma mensagem de maneira objetiva ou acionar um aparelho, através de controle mental. Isso será possível através de acessórios que conectem o cérebro ao computador, como fones de ouvido.

7. Energia verde

Muito tem se falado sobre combustíveis e alternativas para parar a poluição do meio ambiente por conta do uso de combustíveis fósseis. E seguindo essa linha, estudos indicam a possibilidade do uso de combustível proveniente de algas, literalmente verde e não agressivo ao meio ambiente.

8. Teremos carros voadores

Empresas que estudam a criação de transportes aéreos alternativos como a Vertical Flight Society, garantem que em breve os céus serão o novo trajeto de muitas pessoas e não estamos falando de aviões. 

Espera-se criar meios de transportes voadores que se assemelham a carros. Se hoje os carros elétricos já parecem ser uma grande façanha da humanidade, quanto mais carros voadores, não é mesmo?

O que você achou de todos esses avanços tecnológicos em potencial?

Muito do que foi citado aqui pode parecer impossível de se tornar realidade. Mas, se pararmos para pensar nas inovações tecnológicas que temos hoje e no que tínhamos há alguns anos, perceberemos que na época, muito do que temos hoje também parecia impossível. Há 20 anos atrás, quem imaginava um telefone portátil que permitisse vídeo chamadas, por exemplo? Na época, pareceria loucura…

Portanto, vamos esperar ansiosos por todos esses avanços tecnológicos esperados até 2030, pois, certamente serão de grande evolução para o dia a dia da humanidade. Você concorda? Deixe aqui as suas dúvidas e comentários sobre o tema!

ProgramaThor - avanços tecnológicos

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar