A área de governança é responsável por nada mais nada menos do que as normas, processos, políticas, regulamentos e padrões; definidos para estruturar e manter a ordem e as boas práticas dentro das empresas. Sem essa área, a empresa torna-se vulnerável em meio a problemas de gestão, jurídicos, de segurança, etc., que possam surgir.

Considerando o momento caótico de pandemia em que o mundo vive, contar como uma área da empresa como a de governança, acaba sendo fundamental para garantir que a empresa se mantenha segura e firme em seus propósitos, no meio de tantas mudanças repentinas e impactos nos negócios. Enfim, veja como isso acontece e tire as suas dúvidas, aqui.

Governança corporativa e pandemia: transparência é fundamental

O IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), demonstrou recentemente através de pesquisas, que as empresas que possuem áreas de governança bem estruturadas terão mais tranquilidade para atravessar a crise da pandemia. Essa informação reforça o conceito da importância da governança corporativa, em tempos críticos.

Um exemplo disso é que em um momento de tantas incertezas e insegurança por parte das empresas, a transparência tem sido um quesito fundamental para manter a tranquilidade e o equilíbrio dentro dos ambientes corporativos. 

Assim, é imprescindível que o time de governança da empresa se comunique com os colaboradores e com o mercado, da maneira mais clara e objetiva possível, no que diz respeito a situação atual da empresa e expectativa a curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, o princípio da transparência deixa de ser uma obrigação apenas, buscando criar um vínculo de confiança e credibilidade com todos os públicos, internos e externos à organização.

E é justamente esse vínculo de confiança com todas as partes interessadas, que faz com que em momentos de crise, a empresa atue de forma mais assertiva e eficiente, garantindo a sua sustentabilidade no mercado.

>> Leia também: “Tecnologia e pandemia: entenda essa conexão nos dias atuais

vagas programathor

Quais informações o time de governança deve fornecer, durante a pandemia?

É interessante que a empresa tenha o cuidado de manter os seus públicos interno e externo, bem como investidores e mercado em geral, atualizados com informações como:

  • O modo de atuar da instituição em meio à crise;
  • Reforçar a divulgação dos seus valores;
  • Reforçar a divulgação de seus objetivos;
  • Apresentar os seus resultados de modo claro e transparente;
  • Apresentar a forma como gerencia seus planos estratégicos, principalmente em momentos de crise;
  • Novas diretrizes e decisões tomadas em decorrência do cenário atual;
  • Expectativa de atuação, condutas adotadas e/ou estratégias de ação que ajudem a empresa a superar a crise, em curto, médio e longo prazo.

Todas essas informações quando bem detalhadas e explicadas, ajudarão a mitigar externalidades negativas, fortalecendo a imagem da empresa.

Além disso, é importante que essas informações sejam atuais e disponibilizadas ao público assim que coletadas, priorizando informações urgentes e que se refiram a maiores impactos aos negócios da empresa.

Governança corporativa e pandemia: outros pontos importantes

É importante salientar que o comitê executivo possui um papel fundamental a desempenhar em momentos de crise. As ações deste comitê, bem como de membros do conselho, definem de maneira ampla o futuro de qualquer empresa. E é com base nessas decisões que o time de governança corporativa irá atuar.

Outro ponto interessante é que mesmo em regime de home office, é importante garantir que haja uma comunicação ativa entre a governança corporativa e os colaboradores da empresa. Isso também reforça a transparência e a proximidade dessa área com todo o time.

>> Leia também: “Profissionais de tecnologia mais procurados durante a pandemia: quem são?

 governança corporativa

Ficou clara a importância da governança corporativa na pandemia?

A divulgação acertada de informações, sempre prezando pela transparência, é fundamental em tempos de crise. Isso porque os riscos decorrentes de situações críticas costumam ser significativos, o que necessita muito do envolvimento e acompanhamento do time de governança, a fim de preservar os negócios e a empresa em si.

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre como realizar entrevistas online com eficiência e agilidade, vale a pena dar uma conferida! Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor e, caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar